quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012






Sobre a obra: 
Os selos da Morte




      O livro Os selos da Morte é um livro de mitologia; especialmente de mitologia grega e nórdica. Assim, seus heróis são filhos de deuses gregos como Zeus, Poseidon, Hefestos, Atena e Afrodite; mas também dos deuses nórdicos Odin e Loki.
      Como na série, "Percy Jackson e os Olimpianos", a história do livro Os selos da morte se dá em pleno século XXI. 
      A saga do menino semi-deus Gabriel, um garoto de 13 anos, tem início quando este descobre que é filho de Poseidon, o deus das águas ao ser recrutado para seu treinamento. Treinamento esse, pelo qual tem que passar todos os garotos e garotas filhos de deuses.
      Paralelo a esse acontecimento, Tiago, em outro continente, tem também suas primeiras experiências em se descobrir filho de deuses, ele filho de Odin. 
      O livro é cheio de ação. Mas é também uma história de amor e romance, em que profecias se cumprem... 
       Assim, o que está escrito desde os tempos eternos se concretiza no encontro e paixão das personagens principais: Gabriel e Rachel, dois filhos de deuses... Um menino e uma menina com os destinos pré-determinados, e com a incumbência de salvar o mundo...







Sobre os autores: 
Eliaquim



      Eliaquim da Silva Souza nasceu em Dourados Mato Grosso do Sul, no dia 20 de fevereiro de 1997. Filho de Izaque de Souza (indígena da grande nação Guarani) e de Vania Pereira da Silva (mineira com ascendência italiana, portuguesa, negra e indígena - etnia não identificada) cresceu nas aldeias do sul do MS, na região conhecida como Região da Grande Dourados.
      Pelo fato de conviver desde pequeno transitando entres as várias culturas indígenas do estado (Guarani, Kaiowá, Terena, dentre outras), bem como convivendo com culturas não-indígenas, Eliaquim adquiriu uma percepção apurada das diferenças e peculiaridades culturais, religiosas e de organização social existentes no entorno do seu mundo. Assim adquiriu conhecimento de vários mitos, lendas e histórias dos povos locais e mais tarde isso o aguçaria em busca desse conhecimento em outros diferentes povos.
      De apurada inteligência e sendo filho de dois pais educadores, aprendeu a ler aos 4 anos de idade, sem nunca ter frequentado uma escola. Suas primeiras leituras se deram em livros e cartilhas na Língua Kaiowá, língua que domina desde a mais tenra idade. Desde pequeno ele domina também o Guarani e o Português. 
      Eliaquim sempre gostou muito de ler, mas um determinado tipo de leitura viria a lhe chamar mais atenção que as outras: os livros e histórias sobre a mitologia grega. Leu vários desses livros, iniciando com os clássicos como "Odisseia", "O Minotauro", "Os 12 trabalhos de Hércules", "Édipo Rei", dentre outros; mas leu também livros e revistas informativas sobre esses e outros tantos deuses, heróis e mitos gregos. Finalmente, leu publicações atuais, como a série "Percy Jackson & os Olimpianos", livros esses que leu todos, mal conseguindo dar tempo que chegassem às prateleiras das livrarias para os adquirir. 
     Assim, quanto mais lia sobre a mitologia grega mais interesse ele adquiria no assunto, passando dessa forma, a pesquisar mais e mais na internet, livros e revistas, tornando-se de certa forma, um especialista em mitologia grega.
     É importante destacar, no entanto, que não foi somente a mitologia grega seu alvo de leitura, pesquisa e estudo. Ele procurou ler outros autores e séries, como C. S Lewis com "As Crônicas de Nárnia" (que além de fazer uso de diferentes mitologias remete, em sua obra, a fatos bíblicos e da cultura judaico-cristã) e a série "O Senhor dos Anéis" (que também usa personagens de diferentes mitologias antigas).
    Assim chega-se ao livro Os selos da Morte, sua obra, onde percebe-se facilmente influências de todas essas obras e vivência.  



Matheus


       Matheus Nunes Benites nasceu em Dourados, Mato grosso do sul, no dia 03/05/1996. Seus pais, Gilberto Benites e Ivete Nunes Benites, sempre o incentivaram a ler vários livros, assim como à sua irmã, Naiara Benites, que já leu dezenas de livros.
    Seguindo o exemplo da irmã, começou a ler aos cinco anos, tendo sua primeira leitura sobre mitologia alguns anos depois. Seus primeiros livros sobre mitologia foram “Odisseia”, Édipo rei” e outros. 

    Porém, as que mais chamariam a sua atenção, alguns anos depois, seriam as obras de C.S Lewis, "As Crônicas de Nárnia"; de J.R.R Tolkien, "Os senhor dos anéis” e “Silmarillion”; de Christopher Paolini,"A saga Eragon” e de Rick Riordan, "Percy Jackson E os Olimpianos"; assim como vários outras obras.

   Como algumas eram obras sobre a mitologia nórdica, com busca pelos sites de informações e etc., ele resolveu se aprofundar mais nesta, do que na mitologia grega, apesar de acha-la superinteressante.
     Junto com o filme Thor, lançado em 2011, o desejo de saber mais sobre a mitologia nórdica aumentou a ponto de ele ter sido escolhido para escrever no livro "Os Selos da Morte" a parte do grupo do acampamento nórdico.
     Sendo amigos e colegas de escola, Eliaquim e Matheus conversam bastante sobre tais assuntos, sempre trocando ideias e dando palpites nas obras de ambos. Assim, com a união de tais imaginações, Selos da Morte pôde ser criado.
      Outras obras desses jovens escritores já estão sendo escritas e, futuramente, um novo livro, da autoria de Matheus, pode ser lançado, com o nome de "Os Servos da Terra".










2 comentários: